As olheiras – hematomas embaixo dos olhos – fazem parte de um dos problemas de pigmentação da pele mais comuns, e do ponto de vista da inestesia é chamado de efeito panda.

Olheiras envelhecem, fazem o rosto parecer cansado, e às vezes até dão a impressão de que uma pessoa não dormiu, mas geralmente estão associadas a causas genéticas, e são causadas por algumas doenças crônicas.

São comuns em pessoas idosas, pessoas com pele escura ou escura desde o nascimento e em pessoas com predisposição genética para essa condição.

Tratamento para olheiras caseiro

A escolha do tratamento para as olheiras depende da causa de sua ocorrência. Vários remédios caseiros podem ajudar a controlar essa condição:

tratamento para olheiras caseiro
Foto: The Heaven beauty

Faça uma compressa fria

Uma compressa fria pode ajudar a reduzir o inchaço e a dilatação dos vasos sanguíneos, tornando as olheiras menos visíveis.

Enrole alguns cubos de gelo em uma toalha limpa e coloque-os sobre os olhos. Você também pode umedecer uma toalha com água fria e colocá-la na pele sob os olhos por 20 minutos. Se o tecido esquentar ou o gelo derreter, a compressa precisa ser renovada.

Veja também: Tratamento para bruxismo: conheça as opções mais eficazes

Tenha uma boa noite de sono

Restaurar os padrões de sono também reduzirá o tamanho dos “hematomas” sob os olhos. Permita-se sete a oito horas de descanso para prevenir olheiras e minimizar as existentes.

Mantenha a cabeça erguida enquanto dorme

Às vezes, a posição da cabeça na cama é a causa das olheiras. Durante o sono, o líquido pode se acumular sob os olhos, tornando-os inchados. Coloque alguns travesseiros sob a cabeça para ajudá-lo a manter a posição ideal da cabeça.

Use saquinhos de chá

Aplicar saquinhos de chá frio nos olhos pode melhorar sua aparência. O chá contém cafeína e antioxidantes que ajudam a estimular a circulação sanguínea, reduzir os vasos sanguíneos e a retenção de líquidos sob a pele.

Cafeína e antioxidantes encontrados no chá ajudam a se livrar de “hematomas” sob os olhos

Mergulhe dois saquinhos de chá preto ou verde em água quente por cinco minutos. Deixe esfriar na geladeira por 15-20 minutos. Depois de esfriar, coloque as bolsas sobre os olhos fechados por 10-20 minutos. Após a remoção, lave os olhos com água fria. Trate várias vezes ao dia até que os sintomas desapareçam.

Vários tipos de chá podem ser usados, incluindo preto, verde e à base de ervas. Melhor tomar chá orgânico – ele não contém produtos químicos.

Os chás de ervas não só reduzem as olheiras, mas também relaxam os olhos. No entanto, as decocções devem ser usadas apenas na ausência de reações alérgicas.

Hidratantes

Muitos hidratantes de venda livre podem ajudar a tratar as olheiras. Eles geralmente contêm cafeína, vitamina E, aloe, ácido hialurônico e / ou retinol.

Tratamento para olheiras profundas

Existem vários procedimentos médicos disponíveis para ajudá-lo a lidar com as olheiras de forma mais eficaz e permanente.

tratamentos para olheiras escuras
Foto: Clínica L’Sante

 

Leia mais: Tratamento da rinite alérgica

Peelings químicos

O procedimento de peeling químico em combinação com a tecnologia a laser aumenta o nível de colágeno na área do problema, melhora a condição geral da pele e, como resultado, remove as olheiras.

– Preenchimentos de ácido hialurônico

Os preenchimentos de ácido hialurônico podem ser usados ​​para corrigir as olheiras. Esses preenchimentos médicos, que preenchem as ranhuras das lágrimas e a parte superior das bochechas, adicionam volume e reduzem as olheiras.

– Lipofilling

A injeção de gordura obtida de uma área selecionada do corpo do paciente e enriquecida com células-tronco tornou-se uma das abordagens eficazes no tratamento das olheiras. O lipofilling não cria um efeito temporário, como no caso dos fillers com ácido hialurônico, além disso, os resultados da injeção de gordura enriquecida com células-tronco são extremamente bem-sucedidos e duráveis. Além disso, a introdução da gordura dá volume às bochechas, traz revitalização e dinamismo ao aspecto estético em torno do perímetro dos olhos.   2. Cirurgia a laser para restaurar a superfície da pele e aumentar o endurecimento

Lasers de direcionamento de pigmento podem ser usados ​​na área dos olhos. Mas, como os olhos são vulneráveis ​​a lesões por laser, é imperativo que um profissional experiente administre o tratamento.

Preenchimento

Um defeito estético, como olheiras, pode ser corrigido com preenchimentos.

Trata-se de um preenchimento em gel injetável, utilizado para uma restauração mais profunda da pele, devolvendo-a à sua antiga juventude. Com a ajuda de preenchimentos, você pode criar volume adicional para qualquer parte do rosto. Para a área sob os olhos, utiliza-se um preparo com densidade menor do que, por exemplo, para correção de lábios.

Os enchimentos à base de ácido hialurônico e colágeno são muito populares. Eles efetivamente eliminam as imperfeições relacionadas ao envelhecimento – rugas e dobras profundas.

Devido à sua hidrofilicidade (capacidade de absorver bem a água), os enchimentos devolvem o volume natural às áreas problemáticas, ajudando o corpo a sintetizar ativamente componentes essenciais como elastina e colágeno.4. Introdução de implantes cirúrgicos de gordura

É importante realizar este procedimento apenas em um ambiente clínico.

Mesoterapia

A mesoterapia ajudará a remover visualmente a fadiga e a melhorar a condição da pele ao redor dos olhos. Não resolverá fundamentalmente o problema de hematomas sob os olhos, mas tornará visualmente mais descansado.

A mesoterapia é o uso de um coquetel balanceado, que contém vitaminas, aminoácidos e nutrientes úteis, inclusive a vitamina C, que ilumina a pele. Essas “fotos de beleza” podem melhorar seriamente a complexa luta contra hematomas sob os olhos.

Componentes de cosméticos que ajudam contra as olheiras

Tratamento para olheiras profundas

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico hidrata, suaviza a pele para um brilho saudável e a ilumina para ajudar a remover as olheiras.

Cafeína

Este ingrediente encolhe os vasos sanguíneos, reduzindo a vermelhidão.

Dimeticona e Ciclometicona

Os emolientes da família dos silicones retêm a umidade e também atuam como elos de ligação entre as células, deixando a pele mais lisa e sedosa.

Retinol

O retinol é um derivado da vitamina A. Os retinóis ajudam a prevenir a formação de linhas finas e rugas, promovendo a circulação celular na pele. No entanto, os produtos que contêm retinol devem ser usados ​​com cautela, pois podem irritar a pele. É melhor escolher o retinol microencapsulado com uma etiqueta correspondente na embalagem.

Vitamina C e polifenóis

Esses ingredientes ajudam a reduzir o estresse oxidativo causado por poluentes ambientais. Observe que os produtos para os olhos com vitamina C têm uma concentração menor de ingrediente ativo do que aqueles destinados a outras partes do rosto.

Peptides

Os peptídeos são os blocos de construção do colágeno, que ajudam a manter a pele firme e macia. À medida que envelhecemos, a taxa de produção de colágeno diminui, então usar cremes para os olhos com peptídeos ajuda a estimular seu crescimento.

Limpeza suave dos olhos

A pele sob os olhos é muito delicada (mesmo que não seja muito sensível em outros lugares), portanto, qualquer lesão ou irritação pode causar inflamação. Ao remover a maquiagem, use um produto suave e limpe bem a pele.

Um óleo de limpeza ou removedor de maquiagem de duas fases pode ajudar a remover o rímel e o delineador e limpar todo o rosto. Para remover a maquiagem de difícil acesso, aplique o limpador em um algodão e pressione a área dos olhos por 10 segundos e, em seguida, remova suavemente o limpador, movendo em direção ao canto externo do olho.

Proteção solar

A proteção solar inclui vários itens, incluindo o uso de óculos, bonés e o uso diário de protetor solar. Certifique-se de que seus óculos de sol e protetor solar bloqueiem os raios UVA e UVB. Você pode usar protetor solar junto com sua base e corretivo nas pálpebras superiores.

Extratos de ervas para eliminar “hematomas” sob os olhos

Pepino: As propriedades hidratantes e antiinflamatórias do pepino realmente ajudam a reduzir o inchaço, acalmar a pele danificada, reduzir as rugas e estimular a atividade antioxidante.

olheiras tratamento dermatologico

Óleo de amêndoa e vitamina E: A aplicação sistemática de uma mistura desses óleos também ajuda a reduzir as olheiras. Misture quantidades iguais de óleo de amêndoa e vitamina E e esfregue suavemente na área escurecida 1 hora antes de deitar. Lave-se com água fria pela manhã.

Como prevenir a olheira

Cuidar da pele diariamente é a melhor forma de prevenir as olheiras.

Dieta antiinflamatória

Quaisquer medidas para se livrar das olheiras devem começar com uma análise completa da dieta. Embora não haja soluções dietéticas rápidas para se livrar de “hematomas” sob os olhos, manter uma dieta anti inflamatória nutritiva que inclui frutas frescas, vegetais, grãos inteiros, proteína magra e gorduras saudáveis ​​pode levar a melhorias perceptíveis na condição da pele ao longo o corpo, incluindo a área dos olhos.

Certifique-se de incluir tomates, mirtilos, melancia, laranja e beterraba em sua dieta.

Aumento da ingestão de vitamina C

Essa vitamina ajudará o corpo a absorver mais ácido hialurônico, cuja quantidade diminui com a idade. O aumento dos níveis de ácido hialurônico, por sua vez, promove a produção de colágeno, resultando em uma pele mais firme e saudável.

Consumo de alimentos ricos em ferro

A anemia por deficiência de ferro é uma condição em que existe uma falta de glóbulos vermelhos no sangue. Essas células são responsáveis ​​por transportar oxigênio para os tecidos do corpo.

A deficiência de ferro pode causar olheiras e até palidez da pele. Se você suspeitar de anemia, deve consultar um médico que verificará suas preocupações com um simples exame de sangue. Em casos leves, a anemia é corrigida pelo aumento da ingestão de ferro de alimentos ricos em ferro.

Reduzindo o consumo de alimentos salgados

Comer alimentos muito salgados também pode causar bolsas sob os olhos. O sal promove a retenção de líquidos no corpo e faz com que o corpo e o rosto pareçam inchados. Também pode levar a outros problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e derrames.